PROJETOS

                                       

                                         INFRAESTRUTURA

                                         

                                         ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA

                                         

                                          HIGIENIZAÇÃO 

                                       

                                          INSTALAÇÃO COM CERTIFICADO DE GARANTIA 


INSPEÇÃO E LIMPEZA DE DUTOS

Os dutos presentes em alguns modelos de ar condicionado quando não limpos regularmente, podem se tornar um ambiente ideal para fungos e bactérias.

Locais com grande fluxo de pessoas como teatros, shoppings e principalmente hospitais, precisam manter a limpeza em seus sistemas de ar condicionado, para não contaminar estes ambientes de grande circulação. Como o procedimento pode ser caro, muitos não o fazem, já que às vezes durante a limpeza é preciso fazer a troca de filtros e a carga do líquido refrigerante.

Para saber se os dutos precisam ser limpos, listamos alguns sinais que indicam esta necessidade:

Forte cheiro
Odores vindos das saídas dos aparelhos podem ser um sinal de mofos e bolores. O crescimento deles nos dutos pode se tornar um problema grave, especialmente para a saúde. Dependendo do caso, será necessária uma limpeza completa do duto ou uma substituição.

Aumento na conta de energia
Dutos sujos podem impedir a passagem do ar, forçando o equipamento a trabalhar mais. Um aumento inesperado na conta de luz pode indicar que eles estão obstruídos e precisam de limpeza.

Dutos muito sujosPó sendo liberado pelas saídas de ar
Pó ou poeira sendo jogadas nas saídas do ar condicionado realçam as chances dos dutos estarem sujos. Acumulo de pó ao redor das saídas de ar ou nas aletas direcionais é sinal de contaminação no duto. Então, remova uma parte da canalização de uma das saídas e utilize uma lanterna para ver se existe algum detrito ou crescimento de fungo visível.

Umidade nas saídas de ar
A poeira e o mofo prendem a umidade do ar nos dutos e causam o crescimento de mais mofo, o que vai deixar a saída de ar úmida ou com gotejamento enquanto o ar condicionado está ligado. A causa pode ser um filtro de ar entupido, substitua-o e observe se o problema acaba, caso contrário, o problema é nos dutos e eles devem ser limpos.

Dutos que precisam ser limposRiscos de contaminação
O índice de contaminação e de doenças transmitidas pelo ar é grande, por isso, manter o ambiente limpo é muito importante. Os órgãos públicos não fiscalizavam a frequência com que as limpezas eram realizadas, por isso, não havia ninguém que as cobrasse.

O Ministério da Saúde passou a exigir a higienização mensal dos aparelhos ar condicionado em 1998, após o ministro das Comunicações Sergio Motta morrer por infecção pulmonar, ao contrair a Legionella pneumophila (bactéria que se aloja no ar condicionado), devido a falta de manutenção do sistema de seu gabinete.